UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Agenda 21 e o Protocolo de Kyoto
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14247
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Geral:
Conhecer as medidas rumo ao desenvolvimento sustentável.
Específicos:
Elaborar uma análise crítica sobre os resultados práticos da Agenda 21;
Conhecer as bases do Protocolo de Kyoto e estabelecer um parâmetro entre as propostas apresentadas na teoria e os avanços na prática atual;
Oferecer uma visão integral do desenvolvimento sustentável e de suas repercussões na sociedade brasileira.

EMENTA:

O que é a Agenda 21. Elucidar os principais temas tratados na Agenda 21. Levantar os principais pontos da Conferência Internacional Eco-92. Apresentar o conceito de desenvolvimento sustentável. Bases sobre o Protocolo de Kyoto. Quais foram seus principais objetivos e ações realizadas.


BIBLIOGRAFIA:

ACSEIRAD, Henri. Cidade, ambiente e política - problematizando a Agenda 21. Rio de Janeiro. Garamond. (2006)
GRAU NETO, Werner. Protocolo de Kyoto e os mecanismos. São Paulo. Fiuza Editores. (2007)
HESS, André Felipe. Psicologia ambiental. Rio de Janeiro. Interciência. (2011)
MARTINS, José Pedro Soares. Agenda 21 local para uma Ecocivilização. São Paulo. Komedi. (2005)
SABBAG, Bruno K. O Protocolo de Kyoto e seus créditos de carbono. Rio de Janeiro. LTR. (2009)
SISTER, Gabriel. Mercado de carbono e Protocolo de Kyoto. São Paulo. Campus Jurídico. (2008)
VEIGA, José Eli. Sustentabilidade: a legitimização de um novo valor. São Paulo, Senac.(2010)
VEIGA, José Eli. A emergência socioambiental. São Paulo, Senac.(2007)
VEIGA, José Eli. Meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo, Senac. (2006)