UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Representação Gráfica Digital 1
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14227
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0230
TOTAL 0 3 45

OBJETIVO(S):

Aplicar a informática ao projeto de arquitetura e ao planejamento urbano e promover a instrumentalização dos estudantes de arquitetura e urbanismo para a representação gráfica por meio digital. Procedimentos e critérios para análise do projeto arquitetônico e seus meios de representação. Técnicas de desenho para apresentação de projetos como fotomontagens e colagens. Desenhos incorporando a utilização de softwares de modelagem e renderização.
Promover a criatividade dos alunos na elaboração de desenhos de arquitetura que incorporem novas formas de construção gráfica. Fomentar o desenvolvimento da habilidade dos discentes e sua agilidade na confecção dos trabalhos. As novas tecnologias digitais na formação e na prática profissional do arquiteto urbanista. As mudanças e potencialidades que os programas digitais vetoriais e paramétricos acarretaram na dinâmica profissional dos arquitetos e urbanistas.

EMENTA:

Sistema de representação ortogonal em arquitetura: plantas, cortes e elevações. Fundamentos da geometria aplicada à organização tridimensional do espaço. Introdução aos softwares vetorias 2D e sua aplicação ao desenho técnico de arquitetura. Fundamentação teórica do desenho na arquitetura e urbanismo. A importância do desenho na formação e na prática profissional do arquiteto urbanista.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI04-13327 Teoria e História do Design
 
BIBLIOGRAFIA:

BARROS, Diana Rodri?guez (Org.). Experiencia Digital: Usos, Pra?cticas y Estrategias en Talleres de Arquitectura y Disen?o en Entornos Virtualles. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2006.
BLAU, E. e KAUFMAN, E. eds. (1989). Architecture and its Image: Four Centuries of
Architectural Representation. Cambridge: MIT Press.
BOUDON, P. et al. (1994). Enseignier la Conception Architecturale: Cours de Architecturologie.
Paris: Éditions de la Villette.
BOUTINET, J. P. (1996). Anthropologie du Projet. Paris: Presses Universitaires de France.
BURRY, Jane; BURRY, Mark. Prototyping for Architects: Real Building for the Next Generation of Digital Designers. London: Thames & Hudson, 2016.
BROADBENT, G. ed. (1972). Metodología del Diseño Arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili.
CHING, Francis. Representac?a?o gra?fica em arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2000.
DERDYK, Edith (org.) (2007). DISEGNO. DESENHO. DESIGNIO. Sao Paulo: Ed. SENAC.
EVANS, R. (1995). The Projective Cast: Architecture and its Three Geometries. Cambrige: MIT
Press.
EVANS, R. (1997). Translations from Drawings to Buildings and Other Essays. Cambridge: MIT
Press.
JONES, J. C. (1992). Design Methods (2ª edição revista e ampliada). N. York: John Wiley & Sons.
LASEAU, Paul (2000). Architetcural Representation Handbook: Traditional and Digital Techniques for Graphic Communication. New York : Ed.McGraw-Hill.
NETTO, Cláudia Campos. Estudo dirigido de Autocad 2016. São Paulo: Érica/ Saraiva, 2015
SCOTT, Robert G. Fundamentos del disen?o. Buenos Aires: Victor Leru, 1977.
JACKSON, Paul. Folding techniques for designers: from sheet to form. London: Lawrence King, 2011.
ZELL, Mo. Curso de dibujo arquitectonico: herramientas y te?cnicas para la representa?cio?n bidimensional y tridimensional. Madrid: Editorial Acanto, 2010.