UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Reabilitação e Reutilização de Edifícios Tombados 1
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14225
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
Prática/
Trabalho de Campo
0460
TOTAL 0 6 90

OBJETIVO(S):

APLICAR OS CONCEITOS E TEORIAS DE RESTAURO EM INTERVENÇÕES QUE OBJETIVAM A REVITALIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS TOMBADOS.
EMENTA:

DESENVOLVER PROJETO DE RESTAURO COM SOLUÇÕES DE REUSO EM EDIFÍCIOS TOMBADOS COM A PRESERVAÇÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS ESTÉTICAS E HISTÓRICAS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI04-13346 Reabilitação e Reutilização de Edifícios Tombados
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Programa Monumenta. Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural. Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. Brasília: Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005.
CBCS - Conselho Brasileiro da Construção Sustentável. Retrofit: Requalificação de Edifícios e Espaços Construídos, São Paulo.
CIANCIARDI, G.; MONTEIRO, R. Z.; BRUNA, G. C. Parâmetros de sustentabilidade ecológicos na recuperação, manutenção e restauração de edifícios. IV Seminário Internacional da Lares Latim America Real Estate Society. São Paulo, 2004.
LANZINHA, J.C.; FREITAS, V.P., CASTRO GOMES J.P. - Metodologias de diagnóstico e intervenção na reabilitação de edifícios, Engenharias 2001 - Investigação e inovação, UBI, Covilhã, Portugal, Nov. 2001.