UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Instrumentação para o Ensino II
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS02-01422
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 2)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
Laboratório1 2 30
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Elaborar unidades de aprendizagem que rompam com a simples exposição de conteúdos de Física.
Organizar unidades de ensino-aprendizagem, adequando pedagogicamente os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea de modo a partir do que pensam os alunos de ensino médio.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de analisar as diferentes tendências para a introdução da Física Moderna e Contemporânea e avaliar criticamente os materiais didáticos disponíveis para o ensino médio.

EMENTA:

A conjuntura que possibilitou as mudanças consolidadas na Relatividade Especial; as evidências experimentais e o Princípio da Equivalência de Einstein; nova concepção sobre energia e "luz": a dualidade onda-partícula; as cores e a espectroscopia; a virada do século XIX para o XX e o surgimento dos raios X: acaso ou uso de analogias; outros tópicos relevantes de Física na cultura contemporânea e a alfabetização científica e tecnológica de todos os cidadãos.

PRÉ-REQUISITO 1:

FIS02-09744 Instrumentação para o Ensino de Física I B   ou
FIS02-07064 Instrumentação para o Ensino I A
TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. BRAZ JUNIOR, Dulcídio. Tópicos de Física Moderna. Campinas: Editora da Companhia da Escola, 2002.
2. CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 1984-2001. Quadrimestral.
3. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO. Bauru: UNESP, 1995- . Semestral.
4. ENSEÑANZA DE LÃS CIENCIAS. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1983- . Quadrimestral.
5. FÍSICA NA ESCOLA. São Paulo: SBF, 2000- . Semestral.
6. GUERRA, A.; BRAGA, M.; FREITAS, J.; REIS, J.C.. Einstein e o Universo Relativístico. Rio de Janeiro: Atual Editora, 2000. 80 p.
7. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE FÍSICA. IF, UFRGS. Revista voltada exclusivamente para a pesquisa em ensino /aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais). Disponível em .
8. JAMMER, Max. Einstein e a religião: física e teologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. 223 p.
9. MORTIMER, E.F. . Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 p
10. PERRENOUD, P.; THURLERM, M. G. (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e desafios da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
11. REVISTA ENSAIO. Belo Horizonte: UFMG, 1999- . Semestral.
12. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: SBF, 1979- . Quadrimestral.
13. ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das idéias da Física. Salvador: Edufba,
2002. 372 p .
14. SHAMOS, M. The Mith of Scientific Literacy New Jersey: Rutgers University Press, 1995.