UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura 4
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14217
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
Prática/
Trabalho de Campo
0230
Laboratório0 2 30
TOTAL 0 6 90

OBJETIVO(S):

APRESENTAR AO ESTUDANTE CAMINHOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE E CRIAÇÃO DE PROJETOS DE FUNÇÕES COMPLEXAS E QUE ATENDAM À ADEQUAÇÃO PROGRAMÁTICA, LOCALIZAÇÃO, INSERÇÃO E DÍALOGO COM ENTORNO.
EMENTA:

PROJETOS DE ARQUITETURA VOLTADOS PARA EDIFICAÇÕES FUNCIONAIS, EM ESPECIAL, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E SAÚDE. DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS, PROGRAMA DE NECESSIDADES; PADRÕES DE LINGUAGENS ARQUITETÔNICAS, DIAGRAMAS, SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIENTAIS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI04-13325 Projeto de Arquitetura 2: Funcional
 
BIBLIOGRAFIA:

AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA. Normas para projetos fisicos de estabelecimentos assistenciais de saude. RDC 50/2002. 2a edicao. Brasilia: ANVISA, 2004, 160 p.
ANVISA. Conforto Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais de Saude / Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria. Brasilia: Anvisa - Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria, 2014, 165 p. Il.; Color.
AZEVEDO, Giselle; BASTOS, Leopoldo. Qualidade de vida nas escolas: producao de uma arquitetura fundamentada na interacao usuario-ambiente. In.
DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane; RHEINGANTZ, Paulo. (Org.) Projeto do Lugar. Rio de Janeiro: Contra Capa / Proarq, 2002, p. 153-160
BITENCOURT, Fabio; COSTEIRA, Elza. Arquitetura e Engenharia Hospitalar: planejamento, projetos e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora Rio Books, 2014.
BRASIL. MINISTERIO DA EDUCACAO. SECRETARIA DE EDUCACAO BASICA. Parametros basicos de infra-estrutura para instituicoes de educacao infantil. Brasi?lia: MEC, SEB, 2006.
FEDRIZZI, Beatriz. A organizacao espacial em patios escolares grandes e pequenos. In DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane; RHEINGANTZ, Paulo. (Org.) Projeto do Lugar. Rio de Janeiro: Contra Capa / Proarq, 2002, p. 221-230.
GALINDO, Michelle. Kindergartens: Educational Spaces. Berlin, German, Braun Publishing in, 2011, 270 p.
GO?ES, Ronald Lima de. Manual pratico de arquitetura hospitalar. 1. ed. Sao Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 2004. 192 p.il.
HERTZBERGER, Herman. Licoes de arquitetura. 2. ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 1999.
IIDA, Itiro. Ergonomia, Projeto e Producao. 2. ed. ver. e ampl. Sao Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2005.
JODIDIO, Phillip. Shopping - Architecture Now, Ed. Taschen?
KOWALTOWSKI, Doris C.C. K. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. Sa?o Paulo: Oficina de Textos, 2011. ?
MOUSSATCHE, Helena; MAZZOTTI, Alda; MAZZOTTI, Tarso. A arquitetura escolar como representacao social da escola. In: DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane; RHEINGANTZ, Paulo. (Org.) Projeto do Lugar. Rio de Janeiro: Contra Capa / Proarq, 2002, p. 143-152.