UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPT. DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA
DISCIPLINA: Parasitologia - Trabalho de Conclusão de Curso I
CARGA HORÁRIA: 600 CRÉDITOS: 22 CÓDIGO: FCM07-14165
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Laboratório18 36 540
TOTAL 22 40 600

OBJETIVO(S):

Orientar o aluno para apresentação e defesa do trabalho de conclusão de curso; Orientar o aluno como redigir um artigo científico. Fazer com que o aluno domine o assunto abordado, conhecendo as suas questões e propondo soluções. Incentivar a consulta à bibliografia especializada. Capacitar o discente a executar e defender um trabalho de conclusão de curso na área de Parasitologia.
EMENTA:

Treinamento do aluno para redação e execução do projeto de pesquisa em Parasitologia. Conclusão e apresentação do trabalho de conclusão de curso, utilizando os resultados do plano de trabalho de final de curso elaborado na Disciplina de Parasitologia - Trabalho de conclusão de curso I.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCM07-08987 Fundamentos em Parasitologia
TRAVA:

134 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

AMATO NETO, V & COLS. PARASITOLOGIA: UMA ABORDAGEM CLÍNICA. ELSEVIER, SÃO PAULO, SP. 2008. 434 PP. DE CARLI, G. A. ATLAS DE DIAGNÓSTICO EM PARASITOLOGIA HUMANA. ED. ATHENEU, 1A ED, 2014. PP. 296. NEVES, D. P. PARASITOLOGIA DINÂMICA. ED. ATHENEU, 3A ED, 2009. 608 PP. REY, L. PARASITOLOGIA. ED. GUANABARA KOOGAN, 4A ED, 2008. 930 PP. ROBERTS, L. S., JANOVY JR. J. & NADLER, S. FOUNDATIONS OF PARASITOLOGY. ED. MCGRAW-HILL, 9A ED, 2012. 688 PP.
PERIÓDICOS RECENTES SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS AO PROJETO A SER DESENVOLVIDO PELO ALUNO E ORIENTADOR.