UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTATISTICA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Finanças e Marketing II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME05-14158
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Ciências Atuariais (versão 2)
Eletiva DefinidaIME - Ciências Atuariais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de conhecer os conceitos básicos de Marketing e de Comportamento do Consumidor.
EMENTA:

Conceitos Gerais de Marketing.Conceito de Comportamento do Consumidor .Principais Abordagens teóricas em Comportamento do Consumidor.Fatores Psicológicos e Comportamento de Compra. Fatores Socioculturais e Comportamento de Compra. Fatores Situacionais e Comportamento de Compra. Tipos de Comportamento de Compra. O Processo Decisório da Compra. O Consumidor Organizacional.

TRAVA:

100 créditos (Ciências Atuariais - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

- PINHEIRO, R.M., CASTRO, G.C., SILVA, H.H. & NUNES, J.M.G. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3ª. Edição.
- KOTLER, P et KELLER - Administração de Marketing, Prentice-Hall - SP 2006, 12ª. edição. Editora, 1999, 3ª. Edição
- GIGLIO, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006, 3ª. edição.
- HAWKINS, D.I., MOTHERSBAUGH, D.L. & BEST, R.J.. Comportamento do consumidor - Construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2007, 10ª edição.
- LIMEIRA, T.M.V. Comportamento do Consumidor Brasileiro. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.
- SCHWERINER, M.R. Comportamento do Consumidor - Identificando desejos e supérfluos essenciais. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
- SOLOMON, M. Comportamento do Consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2008, 7ª edição.