UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE TECN. DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DISCIPLINA: Integradora Sessão Anatomoclinicorradiológica
CARGA HORÁRIA: 40 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM12-14125
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0240
TOTAL 0 2 40

OBJETIVO(S):

PROPORCIONAR AO ALUNO A VISÃO INTEGRADA DA ABORDAGEM DO PACIENTE, ENVOLVENDO AO MESMO TEMPO OS CONTEÚDOS DE CLÍNICA MÉDICA, RADIOLOGIA E ANATOMIA PATOLÓGICA, A PARTIR DA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS REAIS.
EMENTA:

ABORDAGEM DE GRANDES SÍNDROMES CLÍNICAS E DOENÇAS PREVALENTES NA POPULAÇÃO, EM ESPECIAL: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA, DOENÇA CEREBROVASCULAR, ANEMIAS, ASMA, DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA, INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS, DIABETES MELLITUS, INSUFICIÊNCIA RENAL, DISTÚRBIOS HIDROELETROLÍTICOS, CIRROSE HEPÁTICA E SÍNDROMES REUMATOLÓGICAS, E DE OUTRAS DOENÇAS QUE SE INTERPONHAM AO CURSO DA HISTÓRIA NATURAL DOS PACIENTES.
UTILIZAÇÃO RACIONAL DOS EXAMES DE IMAGEM NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DAS DOENÇAS.
ASPECTOS ANATOMOPATOLÓGICOS QUE SUBSIDIAM O DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS.



BIBLIOGRAFIA:

KASPER, D. L. et al (Ed.). Harrison's Principles of Internal Medicine. 19. ed. EUA: McGraw-Hill, 2015.