UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE TECN. DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DISCIPLINA: Integradora Competência Narrativa na Prática Médica
CARGA HORÁRIA: 40 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM12-14122
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0120
Prática/
Trabalho de Campo
0120
TOTAL 0 2 40

OBJETIVO(S):

DISCUTIR O PAPEL DA NARRATIVA COMO UMA FERRAMENTA NA PRÁTICA MÉDICA.
EMENTA:

A NARRATIVA É O FUNDAMENTO DA SEMIOLOGIA E DA DIFUSÃO DO SABER MÉDICO. MÉDICOS ESCUTAM, FALAM E ESCREVEM, FAZEM LEITURAS DE SINAIS E DE MÉTODOS COMPLEMENTARES EM SEU COTIDIANO DE TRABALHO. HABITAM O UNIVERSO DA PALAVRA ORAL, DA PALAVRA ESCRITA E DAS IMAGENS.
AO LONGO DA DISCIPLINA SERÁ DADO DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA NARRATIVA NA PRÁTICA MÉDICA.



BIBLIOGRAFIA:

Bleakley A. When I say...The medical humanities in medical education. Med Educ 2015; 49:959-960.
Charon R. Literary Concepts for Medical Readers: Frame, Time, Plot, Desire. In: Hawkins AH, McEntyre MC, editors. Teaching literature and medicine. New York: Modern Language Association of America; 2000. p.29-42.
Fernandes I, Cabral MJ, Casal T, Correia A, Almeida DV. (Org.) Contar (com) a Medicina. Lisboa: Edições Pedago; 2015.
Grossman E, Cardoso MHCA. As narrativas em medicina: contribuições à prática clínica e ao ensino médico. Rev bras educ med. 2006;30(1):6-14.
Hunter KM. Doctor's stories. The narrative structure of medical knowledge. Princeton: University of Princeton Press; 1991.