UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOQUIMICA
DISCIPLINA: Bioquímica I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: IBRAG05-14113
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0690
TOTAL 0 6 90

OBJETIVO(S):

Contribuir para a formação do aluno do curso de Medicina, promovendo o conhecimento e o entendimento das vias metabólicas das principais biomoléculas. Conhecer os mecanismos de ação e controle das enzimas. Identificar a ação das enzimas no processo de digestão dos alimentos e conhecer como os nutrientes são absorvidos e mobilizados. Conhecer os princípios de termodinâmica e bioenergética fundamentais para o entendimento do metabolismo celular. Conhecer as principais vias do metabolismo energético que descrevem a transformação de glicídios, lipídios e aminoácidos, a partir do conhecimento das bases moleculares da estrutura e função dos componentes celulares. Integrar as vias do metabolismo energético, de forma a compreender e prever alterações resultantes dos diversos estados metabólicos.
EMENTA:

Enzimas: importância biológica; características estruturais; mecanismos de ação; cinética enzimática; mecanismo de controle da atividade enzimática; fatores que interferem na velocidade das reações enzimáticas; enzimas de importância na área médica.
Bioquímica da digestão: composição e funções dos sucos salivar, gástrico, pancreático e entérico; composição e funções da bile; digestão e absorção de glicídios, lipídios e proteínas; discussão de casos clínicos.
Introdução ao metabolismo: bioenergética; transferência de grupo fosfato; importância do ATP e de outros compostos fosforilados; reações bioquímicas e vias metabólicas; controle do fluxo metabólico; acoplamento de reações.
Metabolismo oxidativo: fonte e destino da acetil-CoA; ciclo do ácido tricarboxílico; cadeia de transporte de elétrons; fosforilação oxidativa; controle da produção de ATP; distúrbios mitocondriais.
Metabolismo de glicídios: glicólise; glicogenólise; glicogênese; gliconeogênese; regulação coordenada da glicólise e da gliconeogênese; controle da glicemia em diversas condições nutricionais; doenças relacionadas ao metabolismo de glicídios.
Metabolismo de lipídios: mobilização de triglicerídeos; oxidação de ácidos graxos; cetogênese; síntese de ácidos graxos e triacilgliceróis; doenças relacionadas ao metabolismo de lipídios.
Metabolismo de proteínas e aminoácidos: degradação de proteínas; degradação de aminoácidos; ciclo da ureia; metabolismo dos esqueletos de carbono dos aminoácidos; doenças relacionadas ao metabolismo de aminoácidos.
Integração do metabolismo energético: principais rotas do metabolismo energético; especialização dos órgãos; vias metabólicas interórgãos; controle hormonal do metabolismo energético; discussão de casos clínicos.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG15-05533 Biologia Celular
 
BIBLIOGRAFIA:

Baynes, J.W. Dominiczak, M.H. (2015). Bioquímica Médica, Tradução da 4ª edição. Elsevier Editora Ltda., Rio de Janeiro, RJ.
Berg, J.M. Tymoczko, J.L., Stryer, L. (2014). Bioquímica, 7ª edição. Editora Guanabara Koogan Ltda., Rio de Janeiro, RJ.
Devlin, T.M. (2011). Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas, Tradução da 7a. edição americana. Editora Edgard Blucher Ltda., São Paulo, SP.
Marzzoco, A., Torres, B.B. (2015). Bioquímica Básica, 4a. edição. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, RJ.
Nelson, D.L., Cox, M.M. (2014). Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6a. edição. Artmed Editora Ltda., Porto Alegre, RS.
Rodwell, V.W., Bender, D.A., Botham, K.M., Kennelly, P.J., Anthony Well, P. (2017). Bioquímica Ilustrada de Harper (Lange), 30ª edição. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, RS.
Voet D., Voet, J.G. (2013). Bioquímica, 4ª edição. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, RS.