UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESPECIALIDADES CIRURGICAS
DISCIPLINA: Neurocirurgia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM06-14064
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0240
Prática/
Trabalho de Campo
0120
TOTAL 0 3 60

OBJETIVO(S):

Ao final do curso o aluno deverá estar apto à identificar as principais patologias neurocirúrgicas, a realizar investigação adequada e ter conhecimento dos recursos que esta especialidade dispõe para seu tratamento. É ressaltada a importância do diagnóstico precoce na prevenção das sequelas neurológicas e do relacionamento desta especialidade com os diversos campos da medicina na atualidade, enfatizando as indicações cirúrgicas dos diversos procedimentos.
EMENTA:

Síndrome de hipertensão intracraniana, diagnóstico e tratamento dos tumores intracranianos, hidrocefalias, traumatismos crânio-encefálicos, traumatismos raqui-medulares, aneurismas e mal-formações vasculares do SNC, tratamento cirúrgico dos acidentes vasculares cerebrais, infecções do SNC de tratamento cirúrgico, tumores raqui-medulares, doenças degenerativas da coluna vertebral de tratamento cirúrgico, neurocirurgia pediátrica, neurocirurgia funcional e tratamento neurocirúrgico da dor.


BIBLIOGRAFIA:

Youmans and Winn Neurological Surgery, 7ª edição - Elsevier - 2016.
Greenberg M.S.- Handbook of Neurosurgery - 8ª edição -Thieme Medical Publishers/ Maple Press - 2016.
Townsen C.D., Beauchamp R.D., Evers B.M., Mattox K.L. Sabiston: Tratado de Cirurgia, A Base da Prática Cirúrgica Moderna. 19ª edição. Saunders-Elsevier, 2012.