UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PEDIATRIA
DISCIPLINA: Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens : Uma Abordagem Intercultural
CARGA HORÁRIA: 40 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCM11-14041
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaENF - Enfermagem (versão 4)
FCM - Medicina (versão 8)
ODO - Odontologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
FSS - Serviço Social (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1120
Prática/
Trabalho de Campo
1120
TOTAL 2 2 40

OBJETIVO(S):

Promover o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes para acolher e assistir adolescentes e jovens de segmentos sociais culturalmente diferenciados (povos indígenas, afrodescendentes quilombolas e ciganos), através da discussão de situações reais.
EMENTA:

Discussão de questões que envolvem interculturalidade, ética, sigilo, confidencialidade, trabalho em equipe, questões de gênero, atenção integral, intersetorialidade, recorte intergeracional, abordagem étnico-racial, direitos humanos e civis na atenção à saúde de adolescentes e jovens.


BIBLIOGRAFIA:

1. Organización Panamericana de la Salud. Una visión de salud intercultural para los pueblos indígenas de las Américas, D.C: OPS, © 2008. ISBN 92 75 32607 X. (Serie OPS/FCH/CH/08/02.E)
2. Ruzany, MH; Grossman, E (org). Módulo de autoaprendizagem sobre interculturalidade, direitos humanos e gênero para a atenção à saúde de adolescents e jovens Rio de Janeiro: Visão social; 2016.
3. Ginzburg,C. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras; 2001