UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESPECIALIDADES MEDICAS
DISCIPLINA: Saúde Mental I
CARGA HORÁRIA: 110 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM03-14024
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0695
TOTAL 0 7 110

OBJETIVO(S):

CAPACITAR O ALUNO - para as ações de diagnóstico e terapêutica em saúde mental na atenção primária e na pratica clinica das diferentes especialidades médicas.
- para lidar com os aspectos emocionais e psicossociais associados ao processo de saúde e doença a ao cuidado aos pacientes em todas as especialidades médicas .
- para ser resolutivo no cuidado aos transtornos mentais associados às diversas patologias e procedimentos médicos tais como obesidade, asma e câncer, piorando o prognóstico e a adesão do paciente ao tratamento.
- para ser resolutivo ao cuidado dos transtornos depressivo-ansiosos, transtornos associados ao uso problemático do álcool e síndromes mentais orgânicas que representam os quadros de maior prevalência dentre os transtornos mentais, devendo ser objeto de cuidado na atenção primária a saúde.
- Ser capaz de detectar, diagnosticar, iniciar tratamento e orientar o cuidado aos transtornos mentais graves, atuando em conjunto com a rede atenção psicossocial (RAPS) e garantindo o cuidado ao paciente ate que ele seja assumido pelo especialista (psiquiatra).

EMENTA:

Conteúdo:
Exame Psíquico, Transtornos mentais comuns, Transtornos mentais severos, Transtornos Mentais decorrentes de uso nocivo e dependência a álcool e drogas, Transtornos Mentais Orgânicos, Somatizações, Integralidade e cuidado em saúde mental, a Rede de Atenção psicossocial, Intervenções Terapêuticas Psicossociais, Psicofarmacologia, Abordagem Familiar.
Cenários de Práticas :
Estágio de um mês em saúde mental para todos os internos através do atendimento e acompanhamento supervisionado de pacientes, com uma media de 8 a 9 internos por mês:
a) portadores de transtornos mentais, internados nas enfermarias do Hospital Universitário Pedro Ernesto (dois turnos por semana);
b) atendidos na Estratégia de Saúde da Família dentro das atividades de matriciamento em saúde mental (dois turnos por semana);
c) Ambulatório do Núcleo de Saúde Mental da PPC/Psiquiatria do HUPE para avaliação e acompanhamento de pacientes encaminhados pelos profissionais das clínicas especializadas tais como neurologia e reumatologia por exemplo (um turno por semana)
4) Inserção do interno em atividades nos CAPS/UERJ para aprendizagem dos processos de trabalho integrado com estas unidades de referência (um turno por semana)
5) Atividades teóricas sobre os principais conteúdos da área de Saúde Mental através de EaD. Inserção dos internos nas atividades de supervisão clínica interdisciplinar com residentes e especializandos em psiquiatria e psicologia médica, incluindo a reunião científica das disciplinas de Saúde Mental e Psicologia Médica e de Psiquiatria. (um turno por semana)
TOTAL: 7 turnos por semana durante um mês.
Três turnos ficam reservados para atividades transversais do Internato tais como urgência e emergência e o AMI.



BIBLIOGRAFIA:

1) GUIA PRÁTICO DE MATRICIAMENTO EM SAUDE MENTAL NA APS. CHIAVERINI D. ET AL ( ORG) - MINISTERIO DA SAUDE - 2011
2) SCHMIDT MI; DUNCAN B; GIUGLIANI ER - MEDICINA AMBULATORIAL: CONDUTAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA BASEADAS EM EVIDENCIAS. ARTMED. PORTO ALEGRE, RS.2013
3) GUSSO G., LOPES JMS - TRATADO DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE. ARTMED. PORTO ALEGRE RS. 2012
4) GUIAS DE REFERENCIA RAPIDA - DEPRESSÃO, ANSIEDADE, ALCOOL E DROGAS, AVALIAÇÃO DE RISCO DE SUICIDIO E SUA PREVENÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE; PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO (2016-2017)
5) BOTEGA N. PRATICA PSIQUIATRICA NO HOSPITAL GERAL: INTERCONSULTA E EMERGENCIA. 4ª. ED. ARTMED. PORTO ALEGRE, RG 2017