UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CLÍNICA MÉDICA
DISCIPLINA: Clínica Médica I
CARGA HORÁRIA: 360 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM08-13998
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0240
Prática/
Trabalho de Campo
016320
TOTAL 0 18 360

OBJETIVO(S):

Capacitação para realização da anamnese (entrevista médica).
Capacitação para realização das técnicas de exame físico (semiotécnica).
Apresentação, discussão e reflexão sobre a relação médico-paciente.
Apresentação e discussão das bases do raciocínio clínico.
Apresentação e discussão téorico-prática dos principais problemas e síndromes clínicas

EMENTA:

O aprendizado da anamnese ou entrevista médica, ferramenta mais importante da prática clínica, se inicia com a demonstração das informações fundamentais a serem buscadas pelo aluno na interação com paciente, a fim de produzir um registro escrito completo e suficiente para o desenvolvimento do raciocínio clínico e hipóteses diagnósticas. A habilidade de produzir relato verbal da anamnese também será estimulada e exercitada. A capacitação para realização das técnicas de exame físico (semiotécnica) se apoia na demonstração das técnicas semióticas (inspeção, percussão, palpação e ausculta), que auxiliam na observação clínica geral e dos principais sistemas do organismo. Serão discutidas as correlações entre sinais e fisiopatologia subjacente, além do valor clínico (conceito aproximados de sensibilidade e especificidade) das técnicas semióticas. As atividades de aprendizado e treinamento da anamnese e exame físico a beira do leito, com o paciente real, constituirão o cenário prático para a discussão de questões relativas a relação médico-paciente, suas dificuldades, seus desafios e seu potencial terapêutico. Simultaneamente ao aprendizado e treinamento das atividades de realizar a anamnese e o exame físico, serão preliminarmente desenvolvidas e estimuladas a elaboração de hipótese para desenvolvimento do raciocínio clínico, aproveitando os casos reais vivenciados junto ao preceptor além das atividades em sala de aula. Nessa disciplina é apresentado e discutido um conjunto de síndromes e problemas clínicos principais, que constituem queixas comuns na prática clínica. Esses temas serão apresentados e discutidos em sala de aula e em pequenos grupos, inclusive a beira do leito, a fim de constituir um arcabouço inicial para navegar no universo da Medicina Interna.


BIBLIOGRAFIA:

Porto, Celmo Celeno; Porto, Arnaldo Lemos. Semiologia Médica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2013.
López M, Laurentys-Medeiros J. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clínico. 5a ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2004.
Dan Longo, Anthony Fauci, Dennis Kasper, Stephen Hauser, J. Jameson, Joseph Loscalzo, eds. Harrison's Principles of Internal Medicine. 18th ed. New York: McGraw-Hill, 2011.
Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Textbook of Internal Medicine. 23rd ed. Philadelphia, PA: Saunders; 2008.