UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MEDICINA INTERNA
DISCIPLINA: Telemedicina
CARGA HORÁRIA: 40 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM02-13997
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0120
Prática/
Trabalho de Campo
0120
TOTAL 0 2 40

OBJETIVO(S):

DESESENVOLVER ATITUDE, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA ATUAR NA MEDICINA POR TELEMEDICINA.
EMENTA:

A DISCIPLINA UTILIZARÁ O AMBIENTE MOODLE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS COMO REPOSITÓRIO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA INTERAÇÃO ASSÍNCRONA POR FÓRUM, DENTRE OUTROS. SERÃO PROMOVIDAS ATIVIDADES SÍNCRONAS POR TELECONFERÊNCIA PARA INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM OUTRAS FACULDADES DE MEDICINA. A MODALIDADE PRESENCIAL SERÁ DEDICADA À DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS QUE ENVOLVAM O USO DAS TECNOLOGIAS PARA FINS DE TELEASSISTÊNCIA E/OU TELE-EDUCAÇÃO A FIM DE PROMOVER O DEBATE SOBRE O DIREITO E O DEVER DO MÉDICO NESTA MODALIDADE DA MEDICINA.


BIBLIOGRAFIA:

Global diffusion of eHealth: Making universal health coverage achievable. Report of the third global survey on eHealth. Acesso disponível em http://www.who.int/goe/publications/global_diffusion/en/. Acessado em 21 02 2018.
Inovação Tecnológica em Educação e Saúde. Acesso disponível em http://www.telessaude.uerj.br/goldbook/apresentacao/. Acessado em 21 02 2018.
A História da Telessaúde da Cidade para o Estado do Rio de Janeiro. Acesso disponível em http://www.telessaude.uerj.br/livro/eBook.pdf. Acessado em 21 02 2018.
Conselho Federal de Medicina. Resolução nº 1643/2002. Acesso disponível em http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2002/1643_2002.htm. Acessado em 21 02 2018.