UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Métodos e Ferramentas em Gestão de Serviços 2
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13936
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas de representação de serviços e negócios. Propiciar o desenvolvimento de competências práticas e o uso reflexivo desses métodos e ferramentas em projetos de design.
EMENTA:

Fluxogramas de processos de serviço; técnicas de representação de usuários e outros grupos de interesse; métodos de visualização de cenários e situações futuras; prototipagem de relações de serviço de base tecnológica ou interpessoal; identificação de oportunidades de projeto; modelagem de negócios.


BIBLIOGRAFIA:

LUMA Institute. Innovating for People: Handbook of Human-Centered Design Methods. Pittsburgh: LUMA Institute, 2012.
LUMA Institute. Innovating for People: Human-Centered Design Planning Cards. Pittsburgh: LUMA Institute, 2012.
IDEO. HCD. Human Centered Design. Disponível em: . Acesso em 12/07/15.
IDEO. HCD. Human Centered Design - Field Guide. Disponível em: . Acesso em 12/07/15.