UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Formas de Expressão e Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13926
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Treinar os alunos, a partir de uma perspectiva prática, para a leitura, análise e síntese de informações textuais. Exercitar a redação, sobretudo no que tange à formalização textual de ideias, noções e processos próprios ao domínio das expressões gráficas, materiais e projetuais. Apresentar abordagens e estilos de redação para documentação de projetos de design. Familiarizar o aluno com o campo da pesquisa em design. Introduzir conhecimentos práticos para a formulação de projeto de pesquisa.
EMENTA:

Leitura, análise e síntese textual; redação; crítica e revisão de textos; abordagens e estilos para documentação de projetos de design; formas e estilos de apresentação oral; o campo da pesquisa em design; como estruturar um projeto de pesquisa.


BIBLIOGRAFIA:


BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. 2a ed. São Paulo: Martins Editora, 2008.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. 2a ed. Rio de Janeiro: WMF Martins Fontes, 1953.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 10a ed. São Paulo: Martins Editora, 2007.
______. A ordem do discurso. 23a ed. São Paulo: Edições Loyola, 1971.
PÁDUA, Elisabete. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. Política da escrita. São Paulo: Editora 34, 1995.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.