UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Design Estratégico
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13923
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar fundamentos da análise estratégica, incluindo aspectos do marketing e temas relacionados ao design estratégico de novos produtos, serviços, marcas e negócios, com ênfase nas etapas iniciais de planejamento.
EMENTA:

Conceito de visão sistêmica; noção de wicked problems; análise de tendências, mercados e competidores; cadeias e redes de valor; segmentação de mercado; análise de público-alvo consumidor; gestão de portfólio de marcas; posicionamento estratégico de novas ofertas; modelagem de novos negócios; mix integrado de marketing; elaboração de briefing para projetos de design.


BIBLIOGRAFIA:

VIANNA, Mauricio; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2014.
NEUMEIER, Marty. A Empresa Orientada pelo Design: Como Construir uma Cultura de Inovação Permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010.
TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da Inovação: Integrando Tecnologia, Mercado e Mudança Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DUST, Fred; PROKOPOFF, Ilya. Designing Systems at Scale. In Rotman Magazine Winter 53. Toronto: Rotman, 2009.