UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Design e Antropologia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13922
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Oferecer uma introdução à disciplina da antropologia. Fornecer aos alunos parâmetros críticos para a utilização, em seus projetos, das abordagens conceituais, teóricas e metodológicas formuladas a partir da interação entre o design e a antropologia. Apresentar formas diversas de combinar antropologia e design: antropologia do design, antropologia aplicada ao design e antropologia por meio do design.
EMENTA:

A ciência antropológica e algumas de suas principais orientações teóricas; o conceito de cultura; identidade, cultura e cotidiano; a diversidade cultural e o etnocentrismo; etnografia; métodos de pesquisa de inspiração etnográfica relevantes para o design; antropologia do projeto; olhares antropológicos sobre o design.


BIBLIOGRAFIA:

ANASTASSAKIS, Zoy. Triunfos e Impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2014.

ANASTASSAKIS, Zoy. Laboratório de Design e Antropologia: preâmbulos teóricos e práticos. In: Arcos Design, v. 7, n. 1. Rio de Janeiro: PPDESDI, Junho 2013, p. 178-193.

ANASTASSAKIS, Zoy. Design e Antropologia: desafios em busca de um diálogo promissor. In: Anais do 10o P&D Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luiz do Maranhão: UFMA, 2012.

BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence (Orgs.). Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007.
FISCHER, Michael M. J. Futuros antropológicos: redefinindo a cultura na era tecnológica. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Trabalho apresentado na XXI Reunião da ANPed, Caxambu, set. 1998.

GONÇALVES, Marco Antonio. Traduzir o outro. Etnografia e semelhança. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida. In: Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37. Porto Alegre, 2012, p. 25-44.

KELLEY, Tom. O Antropólogo. In: As 10 faces da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, p. 15-37
NORONHA, Raquel. Identidade é valor. As cadeias produtivas do artesanato de Alcântara. São Luiz: EdUFMA, 2011.

REYES, Paulo. Construção de cenários em design: o papel da imagem e do tempo. Artigo apresentado no 9o P&D Design. São Paulo, 2010.

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1987, p. 123-132.

VELHO, Otavio. Os novos sentidos da interdisciplinaridade. In: Mana, 16(1). Rio de Janeiro: PPGAS-MN/UFRJ, 2010, p. 213-226.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. In: Mana, v. 8, n. 1, Rio de Janeiro: PPGAS-MN/UFRJ, abril 2002, p. 113-148.