UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Meios e Métodos na Interação 2
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13905
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Mostrar a ubiquidade de dispositivos inteligentes baseados em plataformas computacionais. Estudar novas possibilidades de interação, tais como reconhecimento de voz e gestos. Procurar estabelecer relações entre o conteúdo da disciplina e as disciplinas de projeto em design de interação.
EMENTA:

Conceitos de design de interação - design de interface, computação física; computação ubíqua; plataformas de hardware e software aplicadas a design e artes (e.g. Arduino ou similares), descrição de funcionalidades; conceitos de entradas e saídas digitais e analógicas; sensores e atuadores; transmissão de dados.


BIBLIOGRAFIA:


BANZI, Massimo; SHILOH, Michael. Make: getting started with arduino. 3a ed. Sebastopool: Maker Media, 2015.
FRY, Ben; REAS, Casey. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. Cambridge: MIT Press, 2007.
MONK, Simon. Programming Arduino: getting started with sketches. New York: Tab books, 2011.
MOGGRIDGE, B. Designing interactions. Cambridge: The MIT Press, 2007.
PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.