UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Meios e Métodos na Interação 1
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13904
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Mostrar ao aluno novas tecnologias que possibilitam a interação homem/computador. Apresentar as possibilidades de projetos em design que surgem com os conhecimentos de programação. Mostrar a interseção entre recursos computacionais, projeto de produtos, artes e design.
EMENTA:

Noções de interação humano-computador; conceitos de programação; introdução a linguagens de programação aplicadas a design e artes (e.g. Processing ou similares); variáveis; operadores lógicos e matemáticos; arrays; estruturas de controle; funções; programação orientada a objeto; ferramentas open source.


BIBLIOGRAFIA:

FEIJÓ, Bruno; CLUA, Esteban e SILVA, Flavio. Introdução à ciência da computação com jogos: aprendendo a programar com entretenimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
FRY, Ben; REAS, Casey. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. Cambridge: MIT Press, 2007.
MARJI, Majed. Aprenda a programar com Scratch. Uma introdução visual a programação com jogos, arte, ciência e matemática. São Paulo: Novatec, 2014.

RUSHKOFF, Douglas. Program or be programmed: ten commands for a digital age. Berkeley: Soft Skull Press, 2010.
REAS, Casey; FRY, Ben. Make: getting started with processing. Sebastopool: O'Reilly Media, 2010.
SHIFFMAN, D. Learning Processing : a beginner's guide to programming images, animation, and interaction. Amsterdam ; Boston : Morgan Kaufmann/Elsevier, 2008.