UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Experiência do Usuário na Interação Humano-Computador
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13896
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar as ferramentas e métodos de pesquisa, avaliação e projeto da experiência do usuário em sistemas computacionais interativos. Estimular o desenvolvimento do senso crítico a respeito da experiência humano-computador.
EMENTA:

Estudo da interação humano-computador e experiência do usuário, compreendendo técnicas de pesquisa (e.g. cardsorting, painel semântico), técnicas de análise (e.g. análise heurística, testes de usabilidade) e ferramentas de projeto (e.g. análise de requisitos, arquitetura de informação, diagramas de fluxos, jornada do usuário).


BIBLIOGRAFIA:

PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. (2005). Design de interação: Além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

GARRET, Jesse James. The Elements of User Experience. New Riders, 2002

SNYDER, C. Paper prototyping : the fast and easy way to design and refine user interfaces. São Francisco: M. Kaufmann, 2003.
RUBIN, J; CHISNELL, D. Handbook of usability testing : how to plan, design, and conduct effective tests. Indianapolis, IN: Wiley Pub, 2008.
SANTA ROSA, JG; MORAES, Ad. Avaliação e projeto no design de interfaces. Teresópolis, RJ : 2AB, 2008.