UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Estudos da Percepção
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13895
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Iniciar a formação do olhar. Contextualizar historicamente as abordagens teóricas da percepção, considerando aspectos da fenomenologia. Construir um vocabulário de referência e um instrumental para que o aluno possa incorporar elementos da percepção na prática projetual. Abordar as várias formas de percepção associadas aos sentidos. Discutir a influência dos momentos históricos e das especificidades culturais nos processos perceptivos.
EMENTA:

Formação do olhar - o quotidiano, objetos e contextos, a cidade como suporte de informação; elementos da percepção - apreensão do mundo, dos objetos e de si mesmo; relações entre elementos visuais e outros enquadramentos perceptivos - sons, odores, deslocamentos espaciais, movimentos, ritmos, vibrações, texturas, iluminação, transparências, espaços tridimensionais; aspectos históricos e culturais da percepção.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI02-01586 Estudos da Percepção Visual
 
BIBLIOGRAFIA:

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 1980.
BLOOMER, Carolyn. Principles of Visual Perception. Nova York: Van Nostrand Reinhold Company, 1976.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. Atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
KEPES, György (ed.). Education of Vision, série Vision + Value. Nova York: George Braziller, 1965.
Textos de: Rudolf Arnheim, Mirko Basaldella, Julian Beinart, Will Burtin, Anton Ehrenzweig, William J.J. Gordon, Bartlett H. Hayes, Jr., Gerald Holton, Johannes Itten, Tomas Maldonado, Wolfgang Metzger, Robert Preusser, Paul Rand, Robert J. Wolff.
______. Module Proportion Symmetry Rhythm, série Vision + Value. Nova York: George Braziller, 1966.
Textos de: Lawrence B. Anderson, Rudolf Arnheim, John Cage, Ezra D. Ehrenkrantz, ANthony Hill, Erno Lendvai, Arthur L. Loeb, Richard P. Lohse, Francois Molnar, Philip Morrison, Stanislaw Ulam, C.H. Waddington.
______. Sign Image Symbol, série Vision + Value. Nova York: George Braziller, 1966.
Textos de: Rudolf Arnheim, Saul Bass, Ludwig von Bertalanffy, John E. Burchard, Edmund, Carpenter, Henry Dreyfuss, Heinz Von Foerster, Lawrence K. Frank, James J. Gibson, S. Giedion, J.P. Hodin, Abraham H. Maslow, P.A. Michelis, Rudolf Modley, C. Morris & F. Sciandini, Robert Osborn, Ad Reinhardt, Paul Riesman, Ernesto N. Rogers, Werner Schmalenbach.
MOHOLY-NAGY, Laszlo. Vision in Motion. Chicago: Paul Theobald, 1947.
NELSON, George. How to See. A Guide to Reading our Manmade Environment. Boston: Little Brown and Company, 1977.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Marca D'Água/Fapesp/Senac, 1996.
SCHWARTZ, Vanessa R; CHARNEY, Leo (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2001.