UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Anteprojeto de Graduação
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13893
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
Prática/
Trabalho de Campo
0460
TOTAL 0 6 90

OBJETIVO(S):

Acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento do anteprojeto de graduação (um único projeto de alta complexidade) em um ou mais de um dos quatro eixos do curso de bacharelado em desenho industrial da ESDI, a saber: Comunicação, Produto, Serviços e Interação. Fornecer subsidios teóricos para o desenvolvimento dos projetos. Exercitar a metodologia projetual. Estimular o debate crítico e autocrítico, além da expressão oral e escrita.
EMENTA:

Desenvolvimento de um único anteprojeto de alta complexidade em um ou mais de um dos quatro eixos do curso (Comunicação, Produto, Serviços e Interação); ensinamentos teóricos, acompanhamento, orientação; apresentação oral e escrita; possibilidade de orientação por professor não designado para a disciplina.


BIBLIOGRAFIA:

BONSIEPE Gui. Design como pratica de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.
GARRET, Jesse James. The Elements of User Experience. New Riders, 2002.
SHEDROFF, Nathan. Experience Design 1.1: a manifesto for the design of experiences. Experience Design Books, 2009. Disponível em: .
STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
ULRICH, Karl, EPPINGER, Steven. Product Design and Development. New York: Mc Graw Hill, 2011.
UNGER, Russ. O Guia para Projetar Ux. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.