UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROJETO DE PRODUTO
DISCIPLINA: Modelagem digital
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI01-13880
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Proporcionar conhecimentos básicos sobre tecnologias de modelagem e prototipagem. Apresentar recursos e ferramentas existentes para elaborar projetos assistidos por computador.
EMENTA:

Análise volumétrica de modelos físicos; formas de representação 3D; conceito de malhas e superfícies; interações superfícies/luz, renderização; modelo Lambertiano de reflexão; digitalização 3D; levantamento de propriedades físicas de modelos 3D - volume, superfície, centro de massa, momento de inércia; metodologias de digitalização e impressão 3D aplicadas ao design personalizado; procedimentos computadorizados para tratamento de modelos digitalizados, conversão de modelos em entidades geométricas, planificação, texturização, morfologia.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI01-02792 Física Experimental
 
BIBLIOGRAFIA:

LATHROP, Olin. The Way Computer Graphics Works. Wiley Computer Publishing, 1997.

FOLEY, James D., et al. Computer Graphics: Principles and Practice. Addison Wesley, 1990.

HEARN, Donald; BAKER, M. Pauline. Computer Graphics - C Version. Prentice Hall, 1997.

WATT, Alan. 3D Computer graphics. 3th Ed. Harlow: Addison-Wesley, 2000.

PINHO, Márcio. S. Modelagem de Sólidos. Disponível em: .