UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: A Temática Indígena na Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-13867
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

Povos indígenas, sociedade nacional e educação escolar. Situação dos povos indígenas contemporâneos: territorialidade e educação. Identidade e relações interétnicas. A tradição oral e o processo educativo em sociedades indígenas. A situação das línguas e culturas indígenas. Intercultaralidade e educação bilíngue: a escola específica e diferenciada. O ensino da temática indígena na escola para alunos não-indígenas. A situação contemporânea dos povos indígenas e a diversidade indígena brasileira. A lei 11.645/2008 e a inclusão do ensino das histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil na Educação Básica.

OBJETIVO(S):

Oferecer maior compreensão sobre a relação entre povos indígenas e a sociedade nacional, possibilitando subsídios para a inclusão crítica e qualificada das histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros na educação básica, conforme Lei 11.645/2008.

BIBLIOGRAFIA:

ALBERT. Bruce e RAMOS, Alcida. Pacificando o branco. Cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

ARAúJO, Valéria ET ali. Povos indígenas e a Lei dos ´Brancos´: o direito à diferença. Série Via dos Saberes n. 3. Brasília/Rio de Janeiro: Ministério da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED, Museu Nacional, 2006. Disponível em: HTTP://www.trilhasdeconhecimento.etc.br/livros/arquivos/ColET14Vias03WEB.pdf

BANIWA, Gersem. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília/ Rio de Janeiro: Ministério da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED, Museu Nacional, 2006. Disponível em: HTTP://laced.etc.br/site/acervo/textos-on-line/

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. São Paulo: ENESP, 1998 [1969], 5´ Ed.

BESSA FREIRE, José R. ´A representação da escola em um mito indígena´. Revista TEIAS - Faculdade de Educação/UERJ - n.3 (jun.2001), PP. 113-120. Disponível em:HTTP://www.taquiprati.com.br/arquivos/pdf/Aescolanomito_indigena_RevistaTeias.pdf

BESSA FREIRE, José R. ´Cinco equívocos sobre a cultura indígena brasileira´. Disponível em: HTTP://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-19f.asp Acesso em: 17 fev. 2013

BESSA FREIRE, José R. índios: namoro etnodigital no ciber território´. Disponível em: HTTP://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=82643. Acesso em: 17 jun. 2013.

BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil. São Paulo: Salamandra, 2005.

BONIN, Iara. T; KIRCHOF, Edgar R. ´Entre o bom selvagem e o canibal: representações de índio na literatura infantil brasileira em meados do século XX´. In: Praxis Educativa. PPGE/ Universidade Estadual de Ponta Grossa, v. 7, p. 221-238, 2012. Disponível em: HTTP://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/isue/view/358

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: HTTP://www.ufpe.br/remdipe/images/documentos/edu_escolar/m107.pdf

CUNHA, Manuela Carneiro da. índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro enigma, 2002.

D´ANGELIS, Wilmar. ´Do índio na Web à Web indígena´. In: et VASCONCELOS, E. A. (orgs.). Conflito linguístico et Direitos das Minorias Indígenas. Campinas, SP. Curt Nimuendajú, 2011.

FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FRANCHETTO, Bruna. ´As línguas indígenas´. In: índios do Brasil. Caderno2. Brasília: MEC/SEED, 2001. Disponível em: HTTP://www.livrosgratis.com.br/arquivoslivros/me001986.pdf

GRUPIONI, Luís Donisete. ´Imagens contraditórias e fragmentadas: sobre o lugar dos índios nos livros didáticos´. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 77, 1996, PP. 422-437.

LOPES DA SILVA, Aracy (org), A questão indígena na sala de aula - Subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LOPES DA SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (orgs.), A temática indígena na escola. Novos subsídiospara professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

SOUZA LIMA, Antonio Carlos de Souza. Os povos indígenas na invenção do Brasil: na luta pela construção do respeito à pluralidade. In: Carlos Lessa (org.), Enciclopédia da brasilidade: autoestima em verde amarelo. I´ Ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra Produção Editorial, 2005, PP. 218-231. Disponível em: HTTP://laced.etc.br/site/pdfs/017%20antonio%20carlos%20de%20souza%20lima.pdf