UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ICS03-13660
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar uma apresentação dos princípios didáticos fundamentais que sejam relevantes e adequados para a prática de ensino nas ciências sociais. Refletir sobre as várias formas de se apresentarem os conceitos fundamentais das ciências sociais, especialmente a sociologia e a antropologia, no ensino do segundo grau.
EMENTA:

Trabalho com os conceitos sociológicos principais e refletir a respeito das formulações adequadas para a construção desses conceitos para alunos do segundo grau. Seleção dos itens conceitualmente relevantes nas ciências sociais para a formação global do aluno de ensino médio. Escolha dos métodos didaticamente adequados para a construção dos conceitos sociológicos principais. Análise crítica do material didático existente, tanto livros-textos quanto paradidáticos. Confecção de planilhas de programas de curso. Utilização de métodos ativos de ensino, envolvendo a participação efetiva do educando.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-09356 Estágio Supervisionado I
 
BIBLIOGRAFIA:

COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 1999; FERREIRA, Roberto Martins. Sociologia da educação. São Paulo: Moderna, 1996; MORAES, Regis. A sala de aula: que espaço é este? São Paulo: Papirus, 1986; NIYDELCOF, M. Tereza. A escola e a compreensão da realidade São Paulo: Brasiliense, 1979; OLIVEIRA, G. de Santana. Conhecendo a nova LDB. Sinpro - Bahia, 1998; PENTEADO, H. D. O. Prática de ensino de Ciências Sociais. In CARVALHO, A.M.P. (org) A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988; SILVA, A Lopes (org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de primeiro e segundo graus. Brasília: MEC/ MARIR/ UNESCO, 1995; TOMAZI, Nelson. Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual Editora, 2000.