UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Pensamento Social Brasileiro para o Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ICS03-13659
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Levar aos licenciandos o conhecimento de um campo específico, que é o do pensamento social brasileiro - abrangendo intérpretes e interpretações da sociedade brasileira -, visando a sua aplicação/transmissão no âmbito do ensino fundamental e médio.
EMENTA:

Estudo dos intérpretes e interpretações da sociedade brasileira. Levantamento e problematização das linhas mestras da reflexão da imaginação social brasileira sobre a sociedade brasileira. Especial ênfase deverá ser dada ao tema da tradução das diversas interpretações formadoras desse legado da história intelectual para a linguagem, o capital cultural e escolar dos estudantes do ensino médio.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-09354 Pensamento Social Brasileiro para o Ensino Médio
 
BIBLIOGRAFIA:

- DAMATTA, Roberto. O que Faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
- FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala em quadrinhos. Rio de Janeiro: Editora
ABEGraph, 2000.
- MOTA, Lourenço Dantas (org.). Introdução ao Brasil Um Banquete no Trópico. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.
- SANTIAGO, Silviano (org.). Intérpretes do Brasil, 3 V Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
- SANTOS, Nelson Pereira dos. Casa Grande e Senzala. Vídeo. 2000 . Raízes do Brasil Vídeo. 2002.