UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Jovens Pesquisadores - Uma Abordagem Metodológica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ICS03-13658
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver no licenciando reflexão, atitude, teoria e prática de seleção de temas específicos com problemáticas referentes ao universo dos jovens, em diferentes conjunturas. Capacitação para selecionar e propor o chamado Tema Motivador, orientando os alunos do Ensino Fundamental e Médio nas técnicas de coleta, tabulação e análise de dados. Orientação dos licenciandos para escolha de material didático referente aos temas escolhidos, como: pesquisa em jornais e revistas, filmes, programas de mídia audiovisual e livros específicos.
EMENTA:

A partir de dois livros básicos, o licenciando deverá saber escolher e transmitir ao alunato dos cursos fundamental e médio, à luz das teorias de Bourdieu, as principais linhas de análise da cultura brasileira, em coletâneas, como a organizada por Carlos Lessa, e a localizar tema motivador do grupo de estudantes.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-09355 Jovens Pesquisadores - Uma Abordagem Metodológica
 
BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, Pierre. Usos sociais da ciência. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2004.
LESSA, Carlos (org.). Enciclopédia da Brasilidade: Auto-estima em verde-amarelo. Rio de Janeiro:
BNDES - Casa da Palavra, 2005.