UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Teoria e Ens das Ciências Sociais nos Cursos de En Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ICS03-13657
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir o licenciado das ciências sociais no universo das discussões acerca das teorias e práticas do ensino das ciências sociais no ensino fundamental e médio.
EMENTA:

Trata-se de refletir sobre o ensino das ciências sociais na educação básica das redes pública e privada de ensino. A disciplina pretende discutir as teorias contemporâneas das práticas didáticas e pedagógicas gerais e a literatura que aborda especificamente o ensino das ciências sociais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-09352 Teoria e Ens das Ciências Sociais nos Cursos de En Fundamental e Médio
 
BIBLIOGRAFIA:

- BARRETO, Elba. A avaliação na educação básica entre dois modelos. Educação e Sociedade. Campinas (19), agosto de 2001.
- BARROS, Luitgarde O. C. Ensino de Sociologia no segundo grau. Advir (11), agosto de 1998.
- CARVALHO, L. de. (org.). Sociologia e ensino em debate.
- CORTEZÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em risco de extinção. São Paulo, Cortez.
- MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília:
Ministério da Educação, 1999.
- PESSANHA, Eurize Caldas. Ascensão e queda do professor. São Paulo: Cortez.
- SAFIOTTI, Heleieth. Estar ou ser sociológico. In: BARREIRA, César (org). A sociologia no tempo. São Paulo:
Cortez, 2003.