UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: História e Cinema
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-13632
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Construir saberes sobre o cinema produzidos a partir do final do século XIX, buscando traçar diferenças entre estilos, gêneros e técnicas. Descortinar o vasto universo de possibilidades das formas de ver e de fazer filmes com o intuito de discutir o cinema inserido em seu próprio tempo. Identificar possibilidades de utilização do cinema no ensino de História.
EMENTA:

A invenção do cinema. O neo-realismo italiano; a nouvelle vague; a tendência mundial de renovação do cinema nos anos 60. O cinema frente à televisão: novas tecnologias; o surgimento do filme evento. Situação do cinema contemporâneo; a afirmação de novas cinematografias. Os grandes temas da História vistos pelo cinema. O cinema em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

CAPELATO, Maria Helena. et al. História e cinema. São Paulo: Alamenda, 2007.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GUBERN, Román. El nascimento del Cine. In: História del Cine. Barcelona: Editorial Lumen, 2005.
LAGNY, Michele. O cinema como fonte de História. In: Cinematógrafo. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
MASCARELLO, Fernando (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2003.
VALIM, Alexandre B. História e cinema. In: CARDOSO, Ciro F; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, pp. 283-300.
VALIM, Alexandre Busko. Os gêneros cinematográficos nas relações entre o cinema e História. In: Olhares sobre narrativas visuais. GAWRYSZEWSKI, Alberto (org). Olhares sobre narrativas visuais. Rio de Janeiro: Ed. UFF, 2012, pp.1-16.