UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais de História da África
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-13562
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Pensar o processo da conquista da África, através da compreensão dos movimentos de resistências e de colaboração ao sistema colonial por parte dos africanos em três momentos diferentes: a conquista (1885 até 1914), a idade do ouro (1914 a 1945) e as independências (1946 a 1960), procurando desconstruir esses marcos oficiais.
EMENTA:

Introdução a história da África. Entender a anterioridade à Conferencia de Berlin (1885) das ações européias no continente africano; e, apresentar as situações regionais que contradizem esse marco histórico. Fazer uma releitura da idade de ouro da colonização africana, procurando entender as permanentes resistências e o inicio das lutas de libertação a partir do olhar dessa época como o crepúsculo da colonização. Pensar os movimentos intelectuais e a relação com a militância política pela libertação da África.


BIBLIOGRAFIA:

PERREIRA, José Maria Nunes. O continente africano: perfil histórico e abordagem geopolítica das macroregeiões. In: Beluce Bellucci (coord.) Introdução à História da áfrica e da Cultura Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: UCAM/CCBB, 2003.
APPIAH, Kwame Anthony. O mito de um mundo africano. In: Na casa de meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contra-ponto, 1997.
COMITINI, Carlos. Antes da Independência. In: África Arde. Rio de Janeiro: Codecri, 1980. pp.10-14. [estatuto do indigenato].
BRUNSCHWING, Henri. A engrenagem do Congo. In: A partilha da áfrica negra. São Paulo: perspectiva, 2004. [ a partilha e a questão diplomática].
FANON, Frantz. A Argélia se Desvela. In: Sociologie d'une Revolution. Paris: Maspero, 1972. Disponível em : www.unicamp.br/ifch/publicacoes/textosdidaticos
Filme: Batalha de Argel [identidade, tradição e modernidade].
CARVALHO, Virgilio. O regresso da áfrica à Cena Mundial. In: Revista África, 12, VII ano. Porto: 1993. [guerra-fria e influência marxista].
KISERBO, Joseph. História Geral da África. São Paulo, Ática/UNESCO, Vol. I, 1982.
LOPES, Carlos. A Pirâmide Invertida - Historiografia Africana feita por africanos. In: Actas do Colóquio "Construção e ensino da História da África". Lisboa: Ministério da Educação: Linopazas, 1995.
CURTINS (tendências atuais - 1970) ou OBENGA, T. Fontes e Técnicas específicas da História da África. Panorama geral. In: KI-SERBO, Joseph. HGA I. Brasília: UNESCO, 2010. pp.59-76
FARIAS, Paulo F. de Moraes. Tombuctu, África do Sul e o Idioma Político de renascença Africana. In: Seminário FUNAG-IPRI sobre África. Rio de Janeiro: Itamaraty, 02/03/2007. Disponível em : http://www.casadasafricas.org.br/ (textos e livros - pesquisa pelo nome do autor)
LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensar de Hannah Arendt. SP: Cia das Letras, 1998. pp.74-79.
RANGER, Terence. A invenção da tradição na África colonial. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
UZOIGWE, Godfrey N. Partilha européia e conquista da África: apanhado geral. In: BOAHEN, A ADU (Coord.). História Geral da África. A África sob dominação colonial. Volume VII. São Paulo: Ática / UNESCO, 1991. pp.43-67.
CICCHELLI, Ana Flávia. O domínio do poder: negociação e aliança na ocupação colonial portuguesa em Cabinda. Tese de doutorado do departamento de História, UFF, 2009.
CAPELA, José. Como as aringas de Moçambique se transformaram em quilombos. In: Revista Tempo, 20. jan.2006. Rio de Janeiro: Ed. UFF, 2006. Disponível em: http://www.casadasafricas.org.br/ (textos e livros - pesquisa pelo nome do autor)
WESSELING, H. L. Conclusão. In: Dividir para dominar. A partilha da África 1880-1914. Rio de Janeiro: UFRJ /Revan, 1998.
HOCHSCHILD, Adam. Onde os dez mandamentos não vigoram. In: O Fantasma do Rei Leopoldo. Uma história de cobiça, terror e heroísmo na África colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. pp.112-149
RODNEY, Walter. A economia colonial. In: História Geral da África VII. São Paulo: Ática/UNESCO, 1982. Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/20527/cHash/fa3a677a3d/
KISERBO, Joseph. A idade do ouro dos estrangeiros. In: História Geral da África Negra. Lisboa: 1972.
MUNANGA, Kabenguele. A antropologia e a colonização da África. In: Estudos Afro-Asiáticos. Ano 1, nº 1, Rio de Janeiro: Candido Mendes, jan-abr 1978.
MEMMI, Albert. "Retrato Mítico do Colonizado". Retrato do Colonizador precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
HERNANDEZ, Leila. Pan-africanismo. In: ____. A África na Sala de Aula. São Paulo: Selo Negro, 2005.

BARRY, Boubacar. História e percepção das Fronteiras na áfrica nos século XIX e XX: os problemas da integração africana.
BITTENCOURT, Marcelo. A história contemporânea de angola : seus achados e suas armadilhas. In: Construindo o passado de Angola. Atas do II Seminário Internacional sobre a História de Angola (1997). Luanda: Comissão Nacional para comemoração dos descobrimentos portugueses, 2000. http://www.casadasafricas.org.br/
OPOKU, Kofi Asare. A religião durante a época colonial. In: BOAHEN, Albert Adu. Historia Geral da África II (1880-1935). Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/20527/cHash/fa3a677a3d/
TSHIBANGU, Tshishiku, AJAYI, J.F.A. e SANNEH, Lemim. Religião e evolução social. In: MAZRUI, A. Ali. História Geral da África III (desde 1935). Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/20527/cHash/fa3a677a3d/

KEESER, Alexander. Dos abusos as revoltas? Trabalho Forçado, reforma portuguesa, políticas "tradicionais", religião na baixa Cassange e distrito do Congo (angola) 1957-1961. In: África Stuadia, nº 7, 2004. Edição da Faculdade de letras da Universidade do Porto. Disponível em : http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/AS07_247.pdf