UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais de Ensino de História II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-13561
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Pretende-se com essa temática possibilitar aos alunos a compreensão dos processos de produção do conhecimento histórico em diferentes espaços e tempos considerando a relação entre memória e história a partir problematização da produção de registros orais, iconográficos e escritos identificando a História como prática sociocultural de referência.
EMENTA:

Produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar: museus, teatro, centros culturais e o espaço urbano em geral. Diversas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características. Turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas e as exposições.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Regina. CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CHUVA, Márcia. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (1930-1940). Rio de Janeiro: ed. UFRJ, 2009.CASTRIOTA, Leonardo. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas e instrumentos. São Paulo: Annablume, 2009.CHOAY, Francoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESCO, 2001.FARGE, Arlette. Lugares para a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.