UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
DISCIPLINA: Planejamento Estratégico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FAT02-13484
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFAT - Engenharia de Produção (versão 2)
FAT - Engenharia. (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar uma visão sistêmica do processo de elaboração do planejamento estratégico em ambiente global. Propiciar a análise de situações envolvendo problemas de estratégia aplicada ao contexto atual.
EMENTA:

Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos gerenciais no novo ambiente de negócios. Cenários Ambientais: Influências internas e externas da empresa. Processo estratégico e escolas de estratégia. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico. Formulação e implementação das estratégias. Estratégias de cooperação . Métodos de avaliação estratégica da empresa. Posicionamento empresarial, planejamento estratégico e elaboração de planos de ação. Casos de empresas.


BIBLIOGRAFIA:

ANSOFF, I et al. Do planejamento estratégico à Administração estratégica. São Paulo: Atlas,1990.
CHRISTENSEN, H. K. Estratégia corporativa:gerenciando um conjunto de negócios. In:FAHEY, L.; RANDALL, R. M. MBA curso prático: estratégia. 2. ed. Rio de Janeiro:Campus, 1999.
HAMEL, G. & PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Editora Campus, 1995.
KAPLAN, R.S.; Norton, D.P. A estratégia em ação. Editora Campus, 1997.
MINTZBERG, H. Ascenção e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MINTZBERG, H. The rise and fall of strategic planning. New York: Free Press, 1994.
PORTER, E. M. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SEILTEK, P. GYNDANI, R. Administração e planejamento estratégico. São Paulo. Ibpex, 2011.