UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
DISCIPLINA: Empreendedorismo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FAT02-13419
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFAT - Engenharia de Produção (versão 2)
FAT - Engenharia Química (versão 1)
FAT - Engenharia. (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Despertar no aluno uma atitude empreendedora na identificação de oportunidades face à nova realidade do mundo do trabalho, motivando-o a desenvolver iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas, equilibrando a busca de resultados práticos e inovadores com responsabilidade social e ambiental, enquanto um ser empreendedor, tanto inserido em uma organização quanto na realização de um novo negócio. Assumindo assim, a posição de autor de seu destino frente às oportunidades. A metodologia de ensino e aprendizagem objetiva aulas expositivas, estudos de caso, dinâmicas de grupo, debates, jogos e pesquisas.
EMENTA:

I - Introdução ao Empreendedorismo. Definições. Formas de Empreender. Importância para a Economia. Contexto Brasileiro e o Mundial; II - Características e Habilidades Empreendedoras. Fatores Inibidores. Intra- empreendedorismo; III- Atitude e espírito empreendedor. Empreendedor x Administrador. Postura Profissional x Planejamento e Criação de Negócios. Empreendedor Corporativo x Empreendedor Social; IV - O processo empreendedor. O Processo Criativo. Fases. Definição de Metas e Objetivos. Diferença entre Idéia e Oportunidade. Identificando Oportunidades de Mercado. Ética. "Habitats" de Inovação. Incubadoras e Parques Tecnológicos. Redes de Relações (Network). Propriedade Intelectual. Marcas e Patentes; V - Conhecendo as MPE's no Brasil. Fontes de Financiamento e Captação de Recursos; VI - Gestão de Negócios. Estudo de Casos. Ferramentas; VII - Plano de Negócios. Estruturação (Finanças, Custos e Contabilidade; Estratégia e Negócios; Gestão de operações, Meio Ambiente e Qualidade; Mercado e Marketing; e Gestão de Pessoas, Relações Trabalhistas e Responsabilidade Social Corporativa) e Elaboração; VIII - Identificando o Potencial Regional Local. Tópicos Atuais e Perspectivas.


BIBLIOGRAFIA:

DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
DRUCKER, Peter. Ferdinando. Inovação e espírito empreendedor: entrepreneurship. 6. ed.
DOLABELA, Fernando. A vez do Sonho. São Paulo: Cultura, 2000.
TREVISAN, Antoninho. M. Empresários do futuro: como os jovens vão conquistar o mundo dos negócios. 3. ed. São Paulo:Infinito, 2000.
DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intra-empreendedorismo na prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001.
MAXIMIANO, Antônio Casar Amaru. Administração para Empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearlson, 2006.
CASAROTTO FILHO, Nelson. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade: redes de empresas, engenharia simultânea, plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.
PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring - Por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo:Harbra, 1989.
SALIM, César. Administração Empreendedora: teoria e prática usando o estudo de casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SEBRAE - Fatores condicionantes de taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília: SEBRAE, 2004.
MAXIMIANO, Antônio Casar Amaru. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997.
RAMAL, RAMAL, SALIM, HOCHMAN. Construindo Planos de Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 3ª Ed. 2005.
RAMAL, RAMAL. Gestão de Pequenas Empresas, vols 1, 2 e 3. Fundação Roberto Marinho: 2007.
SEBRAE/RJ. Como abrir uma empresa no Brasil. Rio de Janeiro: Ed SEBRAE, 2000.
RAMAL, S. Pequenos Negócios em Comércio e Serviços. SENAC Nacional, 2005.
BANGS JR, D.H. Guia Prático como abrir seu próprio negócio: um guia completo para novos empreendedores. São Paulo: Nobel, 1997
BARKI, R; Alzogaray, J. Guia completo de funcionamento de uma empresa: micro, média e grande. Petrópolis: Vozes, 1992.
DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8. Ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 1989
* Livros Texto
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa, Cultura Editores, São Paulo, 1999.
RAMAL, Silvina. Como Transformar seu Talento em um Negócio de Sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1ª Ed. 2006.
DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.