UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso - Consumo, Marketing e Publicidade
CARGA HORÁRIA: 180 CRÉDITOS: 8 CÓDIGO: FCS02-13404
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
48120
TOTAL 8 12 180

OBJETIVO(S):

Orientar os alunos na realização de seu trabalho final de conclusão de curso, abordando aspectos metodológicos e acompanhando a condução da pesquisa e/ou a criação do produto comunicacional. Habilitar o aluno a desenvolver o processo de investigação científica e/ou o processo de construção do produto comunicacional. Estimular o aluno a novas incursões de caráter científico.
EMENTA:

Desenvolvimento da pesquisa monográfica ou do produto comunicacional ligado ao âmbito do Consumo, do Marketing ou da Publicidade. Redação do texto final da monografia ou do trabalho de fundamentação teórica que deve acompanhar o produto. Apresentação do estudo ou peça para a banca examinadora, sob a supervisão de um professor orientador.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS02-13393 Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
TRAVA:

150 créditos (Relações Públicas - versão 1)
 
BIBLIOGRAFIA:

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 12. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Atlas, 1999.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em Comunicação. 7ed. São Paulo: Loyola, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Haecker ed., 2001.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica: a Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.