UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Comunicação Integrada
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FCS02-13402
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 6 8 120

OBJETIVO(S):

Estudar situações emergentes na área da comunicação integrada. Refletir sobre condições específicas da comunicação nas organizações, a partir de casos de exceção ou de destaque na contemporaneidade. Organizar seminários para expor as investigações realizadas pelos alunos como atividade de campo.
EMENTA:

Casos contemporâneos em comunicação interna, externa, digital ou comunicação de crise. Reflexão sobre as práticas de mercado, ações de destaque, inovações ou novas ferramentas. Discussão sobre tendências da comunicação institucional. Estudo a partir de planos de comunicação integrada. Produção de conteúdo analítico e reflexivo sobre casos reais.


BIBLIOGRAFIA:

FREITAS, Sidineia Gomes. Manual da Qualidade em Projetos de Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
KUNSCH, Margarida (org.). Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1 e 2.
NASSAR, Paulo; FERRARI, P; POLIDORO, M.; ZANINI, Marco Túlio (orgs.). Comunicação Interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje Editorial, 2011. v.5.
NASSAR, Paulo; COUTO, A.; REBOUÇAS, N (orgs.). Comunicação Empresarial Estratégica: práticas no Rio de Janeiro: o pensamento global na ação local. São Paulo: Aberje Editorial, 2009. v.1.
NASSAR, Paulo; JORGE, M.; SA, J. N.; ZANETTI, E.; CARNEIRO, E. (orgs.). Comunicação Empresarial: estratégias de organizações vencedoras. São Paulo: Aberje Editorial, 2006. v.2.