UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Teoria da Opinião Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13401
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o conceito de Opinião Pública e suas implicações no plano da Comunicação Social, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Promover discussões sobre o tema com os alunos, de modo a ampliar o entendimento sobre as aplicações do conceito na atividade de Relações Públicas.
EMENTA:

Conceito de Opinião Pública. Opinião individual, disposição e atitude. Opinião Pública: dinâmica e estática. Fatores de formação. Expressão da Opinião Pública. Aplicações do conceito na esfera política. Opinião Pública e Opinião Publicada. Implicações da Opinião Pública na dinâmica organizacional: gestão de marca, reputação e good will (boa vontade).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08428 Teoria de Opinião Pública
 
BIBLIOGRAFIA:

AUGRAS, Monique. Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 1970.
BRETON, Phillipe; PROULX, Serge. Sociologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.
CHAMPAGNE, P. Formar a Opinião: o novo jogo político. Petrópolis: Vozes, 1996.
DA VIÁ, Sarah Chucid. Opinião pública, técnicas de formação e problema de controle. São Paulo: Loyola, 1983.
HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural na Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
LAGE, Nilson. Controle da Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 1980.
LUHMANN, N. A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
TARDE, Gabriel. A Opinião e as Massas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.