UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Seminários sobre Cultura Organizacional
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13400
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar diferentes culturas organizacionais, investigando seus aspectos mais peculiares. Criar espaço de discussão e reflexão sobre as variáveis da cultura e suas implicações no discurso institucional das organizações. Promover estudos de caso sobre o tema.
EMENTA:

O conceito de cultura organizacional. Variáveis da cultura organizacional. Aspectos decisivos sobre a cultura nas organizações: história, a visão dos envolvidos, a visão dos empreendedores, estrutura, complexidade, clima organizacional. Diagnóstico da cultura: ferramentas. Processo decisório sobre a mudança cultural. Políticas de comunicação. Ética nas empresas.


BIBLIOGRAFIA:

GOMES, Sidineia. Comunicação e Cultura Organizacional. In: KUNSCH, Margarida Krohling (org.). Obtendo Resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001.
MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura e Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.
MARCHIORI, Marlene (org.). Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.
NASSAR, Paulo (org.). Comunicação Empresarial: estratégia de organizações vencedoras. São Paulo: Aberje, 2005. v.1.
OLIVEIRA, Marco A. Pesquisa de Clima Interno nas Empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo: Nobel, 1995.