UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Publicidade e Propaganda
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13395
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao estudante o conhecimento das teorias e das técnicas publicitárias, com foco na discussão crítica do papel e dos efeitos da propaganda na sociedade moderna.
EMENTA:

Propaganda e publicidade: conceitos e definições. Definição de campanha e tipos de campanhas, funções de uma agência de comunicação. A relação entre agências de propaganda e veículos. Propaganda e transformações políticas, econômicas e socioculturais nos contextos mundial e nacional. Criação publicitária: noções fundamentais do processo criativo em propaganda.


BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade. vol. 1. Fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2. Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BERTOMEU, C. V.J. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
CANCLÍNI, N.G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. São Paulo: Ed.UFRJ, 1995.
RIES, Al. TROUT, Jack. Posicionamento. São Paulo: Pioneira, 1993.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 1999.
YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2010.