UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Projetos de Relações Públicas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13394
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar a criação de projetos de Relações Públicas e refletir sobre as situações nas quais eles são implantados. Rever os conceitos necessários à implantação de projetos no âmbito das organizações: cultura organizacional, estrutura administrativa, entre outros. Propor a criação de um projeto de Relações Públicas para ser desenvolvido pelos alunos.
EMENTA:

Projeto de Relações Públicas. Conceito de planejamento. Plano, programa e projeto. Etapas da construção de um projeto. Variáveis organizacionais: estrutura, cultura, recursos. Objetivos. Públicos. Elaboração e possível implantação de projeto original de Relações Públicas.


BIBLIOGRAFIA:

FRANÇA, Fábio; GOMES, Sidinéia G. Manual de Qualidade em Projetos de Comunicação. São Paulo: Thomson, 1997.
FORTES, Waldyr g. Relações Públicas: processos, funções, tecnologia e estratégias. 2ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.
NASSAR, Paulo. Relações Públicas na Construção da Responsabilidade Histórica e na Atualização da Memória Institucional nas Organizações. 2ª ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2008.
VALENTE, Célio; NORI, Walter. Portas Abertas. A experiência da Rhodia: novos caminhos de comunicação social na empresa moderna. São Paulo: Best Seller, 1990.