UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Pesquisa de Opinião Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCS02-13388
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir os alunos no campo do conhecimento da produção de informações a partir da pesquisa em suas mais diversas compreensões, a fim de obter respostas, indicações e trilhas para questões em suas áreas de atuação pertinentes.
EMENTA:

Metodologia da ciência. Teoria do conhecimento. Método científico. Natureza e objeto da pesquisa. Tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Metodologias quantitativa e qualitativa. O processo da pesquisa de opinião. Noções de estatística. Etapas: formulação do problema (regras e variáveis), formulação de hipóteses, relações simétricas, assimétricas e recíprocas, amostragem (universo, população), técnicas de coleta de dados (entrevista, questionário, formulário e conteúdos). Relatório de pesquisa (tabulação dos resultados, análise, verificação das hipóteses). Follow-up. Avaliação do processo de pesquisa. Métricas de mensuração em comunicação.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS02-13401 Teoria da Opinião Pública
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08431 Pesq. de Opinião Pública e de Marketing
 
BIBLIOGRAFIA:

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FRANÇA, Vera Regina Veiga; CORREA, Laura Guimarães (org). Mídia, Instituições e Valores. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2012.
FREIRE, Otavio; YANAZE, Mitsuru (org.). Retorno de Investimentos em Comunicação. São Paulo: Difusão, 2011.
GARBER, Rogério. Inteligência Competitiva de Mercado. São Paulo: Madras Editora, 2001.
MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing (edição compacta). Rio de Janeiro: Campus, 2012.
STAKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de Mercado: técnica e prática. São Paulo: Atlas, 1982.