UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Gestão de Marca e Reputação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13382
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Estudar a importância da gestão de marcas e da reputação organizacional e o papel estratégico do profissional de Relações Públicas em torno destes dois temas.
EMENTA:

A gestão de marcas: conceituação e prática. Marca e criação de valor. Estratégias e cases de sucesso de branding. Imagem, identidade e reputação. Reputação e valor: metodologia do Reputation Institute. Gestão de reputação como estratégia preventiva do valor organizacional: Marketing e Relações Públicas. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Ouvidoria e gestão de relacionamento com stakeholders. Públicos em rede e gestão da Comunicação Corporativa.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Fernando. Os Desafios da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FREITAS Ricardo & LUCAS, Luciane. Desafios Contemporâneos em Comunicação: perspectivas de Relações Públicas. São Paulo: Summus, 2002.
LUCAS, Luciane (org.). Com Credibilidade não se Brinca: a identidade corporativa como diferencial nos negócios. São Paulo: Summus, 2004.
MACHADO NETO, Manoel. A Transparência é a Alma do Negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você. Rio de Janeiro: Conceito Editorial, 2012
MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Céres. Mídia, Esfera Pública e Identidades Coletivas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
OLIVEIRA, Ivone; MARCHIORI, Marlene. Redes Sociais, Comunicação, Organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2012.
PLATO, Ederson et ali (orgs). Gestão de Marcas Próprias: novas dimensões para indústria, atacado e varejo. São Paulo: Atlas, 2011.