UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Estudos dos Públicos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13381
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Geral: Compreender a natureza dos públicos, seus processos de formação e comportamento. Específicos: Apresentar os conceitos e definições de Relações Públicas; discutir as classificações dos públicos a partir da lógica organizacional.
EMENTA:

Definição e tipificação de "públicos" em Relações Públicas. Formação e comportamento dos públicos. Os públicos, a comunicação e as culturas organizacionais. Características da comunicação com os diferentes públicos (funcionários, consumidores, imprensa, governo, comunidade, fornecedores, acionistas, concorrentes). Introdução às técnicas de Relações Públicas: Comunicação Dirigida, Marketing e Propaganda Institucionais, Assessoria de Imprensa e o uso da mídia, Organização de Eventos, campanhas de opinião pública, estabelecimento de políticas e projetos de comunicação. Usuários-mídia e redes sociais. Internet, Intranet e usuários. Conceito de Stakeholders.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS02-13218 Fundamentos de Relações Públicas
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08420 Estudo dos Públicos
 
BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA
ESQUENAZI, Jean-Pierre. Sociologie des Publics. Paris: La Découverte, 2003.
FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Yendis, 2008.
HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural na Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
COMPLEMENTAR
CESCA, Cleuza. Comunicação Dirigida Escrita na Empresa. São Paulo: Summus, 2006
_____. Organização de Eventos. São Paulo: Summus, 2008.
FREITAS, Ricardo F; SANTOS, Luciane L. Desafios Contemporâneos em Comunicação: perspectivas de Relações Públicas. São Paulo: Summus Editorial, 2002.