UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Economia Política da Comunicação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13374
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Abordar conceitos básicos de Economia e sua aplicação para o entendimento do setor de produção e consumo de comunicações. Discutir a relação entre comunicação, economia, educação, cultura e política. Problematizar o poder das comunicações: tecnologia, socialidades (potencialidades e limitações).
EMENTA:

Princípios básicos de economia: mercados (oferta, demanda e preços), produção e consumo, governo e regulação, empresas, tecnologia, poupança e investimento. Os quatro mercados: mercado de bens e serviços, mercado de moeda, mercado de trabalho e mercado de comércio exterior. Política econômica: política fiscal, política de juros, política de preços, política de salários. Responsabilidade Social, sustentabilidade e desenvolvimento. A atual ecologia das mídias: comunicação de massa, comunicação em rede , transmídia e ubiquidade. A produção social das comunicações: estrutura econômica do setor (tecnologia, empresas, regulação). Educação, desenvolvimento social e democratização do acesso às comunicações.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCE02-08476 Economia
 
BIBLIOGRAFIA:

ARNT, Ricardo. O que os Economistas Pensam sobre Sustentabilidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.
BRITTOS, Valério Cruz. A Economia Política da Comunicação e o Papel do Receptor. Conexão - Comunicação e Cultura v. 2, n. 4, jul./dez. 2003.
BOLAÑO, César; HERSCOVICI, Alain; MASTRINI, Guillermo. Economia Política da Comunicação e da Cultura: uma apresentação. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/2/25/cesar_bolano2.pdf.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009. Disponível em: http://holismoplanetario.files.wordpress.com/2012/09/comunicacic3b3n_y_poder_de_manuel_castells.pdf.
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. Nova York: Worth Publisher, 2010.
MAZUR, Laura; MILES, Louella. Conversa com os Mestres da Sustentabilidade. São Paulo: Ed. Gente, 2010.
PINHO, Diva; VASCONCELLOS, Marco Antonio. Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004.