UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13372
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Abordar os significados de público, privado, governamental e estatal na perspectiva do comum. Refletir sobre as finalidades da comunicação governamental na divulgação oficial das políticas públicas. Discutir sobre a participação na elaboração de processos regulartórios que possibilitem a normalização do campo ético, transparente e democrático, onde a corrupção, por exemplo, é sintoma e não causa. Problematizar os meandros da gestão pública, contextualizando a contribuição privada no âmbito das relações governamentais - a partir de suas ferramentas, como o lobby.
EMENTA:

A relação público/privada/governamental/estatal na produção do imaginário da população. As contradições que permeiam os diferentes interesses na produção de hegemonia da construção da chamada 'opinião pública' e suas subjetividades. O conceito de Comunicação Pública e suas distinções em relação ao conceito de Comunicação Política. As Relações Públicas no âmbito das relações governamentais. Lobby como ferramenta democrática. Ética nas relações governamentais.


BIBLIOGRAFIA:

DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Editora
Atlas, 2009.
FARHAT, Said. Lobby: o que é e como se faz. São Paulo: Aberje/Peirópolis, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural na Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Comunicação Pública: comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011.
MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola (orgs.). Mídia, Esfera Pública e Identidades Coletivas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
MATOS, Heloiza (org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012.
OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação Pública. Campinas: Alínea, 2004.