UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação e Marketing II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13371
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Oferecer ao aluno a perspectiva de usar as ferramentas de Marketing e as inter-relações com a área de Relações Públicas como uma forma estratégica de planejamento de ações de Comunicação.
EMENTA:

Conceito de segmentação de mercado. Marketing de massa, marketing de segmentos e marketing um a um. Descrição dos segmentos de mercado. Fatores de atratividade. Conceitos básicos e processo de mensuração em Marketing: princípios da pesquisa mercadológica; metodologias. Dimensionamento de mercado para produtos existentes e novos produtos. Decisões de mercado-alvo.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS02-13370 Comunicação e Marketing I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08434 Mercadologia II
 
BIBLIOGRAFIA:

AAKER, David. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
BEEMER, C. Britt. Marketing Estratégico: tudo o que mega e micro empresário devem saber para conquistar novos clientes. São Paulo: Futura, 1998.
FERREL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1999.
KOTLER, Phillip. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. E-Marketing: o Marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.
MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing e Relações Públicas: convergências entre Comunicação e Administração. Rio de Janeiro: Conceito Editorial, 2008.