UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação e Marketing I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13370
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos as primeiras noções de Marketing e suas principais ferramentas. Discutir como os conteúdos e as práticas de Relações Públicas e Marketing podem estar conectadas.
EMENTA:

Conceitos básicos: mercado, demanda, produto e serviço. Tipos de demanda. As ferramentas do Marketing: mix e planejamento do Marketing; sistema de marketing e ambiente de marketing, análises do mercado consumidor, revendedor, de varejo e empresarial. Gestão de produtos, preço e comunicação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08430 Mercadologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

CIDES, Sérgio. Introdução ao Marketing: princípios e aplicações para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 1997.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12ª. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
ALVAREZ, F..J.S.M. Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2008.
CHURCHILL Jr, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
URDAN, A.T; URDAN, F.T. Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.