UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação e Consumo
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS02-13368
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Fornecer instrumentos analíticos para a abordagem do consumo como fenômeno inserido nas tramas da vida social em contextos históricos variados. Discutir fatores sociológicos como determinantes de comportamentos de troca, venda, compra e uso de bens nas cidades. Refletir acerca dos significados envolvidos no consumo que vão além da aparente satisfação de necessidades dos consumidores. Estabelecer paralelos entre o marketing e as estratégias de comunicação organizacional.
EMENTA:

Cidade e consumo. Consumo, consumismo e consumerismo. As trocas, a vida social das coisas e as culturas de consumo. As principais teorias do consumo a partir do século XX. Os eventos como ambientes de consumo. Consumo e sentimentos de inserção social. Consumo na Internet. Consumo material e imaterial. Marketing e comunicação organizacional. Serviços de Atendimento ao Consumidor em diferentes mídias e estratégias.


BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA
BARBOSA, Lívia e CAMPBELL, Collin (orgs). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.
BUENO, Maria Lúcia e CAMARGO, Luiz Octávio (orgs.). Cultura e consumo - estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2008.
CAMPBELL, Collin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. São Paulo: Rocco, 2004.
COMPLEMENTAR
FREITAS, Ricardo Ferreira, OLIVEIRA, Janete da Silva (orgs.). Olhares Urbanos: estudos sobre as metrópoles comunicacionais. São Paulo : Summus, 2011.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROCHA, Everardo. A Sociedade do Sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
SIMMEL, Georg. Philosophie de la modernité. Paris : Payot, 2004.