UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Laboratório de Fotojornalismo
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-13291
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório1 2 30
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Estimular o conceito de memória pela ação e atitudes na produção de imagens, sob a ótica da reportagem e da narrativa visual urbana.
EMENTA:

Aspectos inerentes à produção de imagens: a concepção, a realização e a finalização. A disseminação da informação visual. O analógico e o digital como documento e memória; a função social da imagem analógica e digital; a contemporaneidade e o futuro da imagem.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS03-13276 Imagem no Jornalismo
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS03-08449 Fotojornalismo II
 
BIBLIOGRAFIA:

AUMONT, Jacques. O Olho Interminável. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
SOULAGE, François. Estética da Fotografia: Perda e Permanência. São Paulo: Editora Senac, 2012.
MARTINS, Nelson. Fotografia: da Analógica à Digital. São Paulo: Ed. Senac, 2011.
ROUILLÉ, André. A Fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAEZA, Pepe. Por una función critica de la fotografia de prensa. Barcelona: G. Gili, 2010.
FLUSSER, Vilém. Hacia una filosofia da la fotografia. Cidade do México: Editorial Trillas, 1991.
SAMAIN, Etienne. O Fotográfico. São Paulo: Editora Senac, 2012.
VASQUEZ, Pedro Afonso. Fotografia escrita: 09 ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 2012.
GOMBRICH, E.H., HOCHBERG, J. Arte, percepción y realidad. Barcelona: Ediciones Paidós, 2009.